Etwinig
Descrição do projeto
1.Introdução
Título
"Three, two, one, zero … lift off "
Breve descrição
Este projeto de eTwinning pretende desafiar equipas de alunos europeus a projetar, construir e lançar colaborativamente "foguetes" de garrafas PET movidas a água, destinadas a alcançar a maior altitude possível. Esta atividade assume uma abordagem multidisciplinar e exige que os alunos desenvolvam o trabalho em equipa ao mais alto nível, dentro e entre escolas parceiras. Tal desafio pode basear-se em cenários de aprendizagem em que cada escola faz parte de uma rede de centros de controlo europeus para a exploração espacial. Um estudo abrangente da localização e cultura de onde esses centros de controle operam será o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto.
2.Línguas do projeto
Idiomas
Inglês
3.Alunos
Número de alunos envolvidos
30-50
Idades
13 a 15
4.Temas relacionados como projeto
Design e Tecnologia
Línguas Estrangeiras
Matemática/Geometria
Física
Tecnologia
5.Competências essenciais
Competências essenciais
Consciência e expressão culturais
Tecnologias digitais
Matemática e ciências
Tecnologia e engenharia
6.Objetivos
Descobrir uma cultura estrangeira;
Melhorar o trabalho em equipa através da colaboração ativa;
Melhorar a autonomia e a capacidade de iniciativa pessoal;
Desenvolver intercâmbio construtivo em equipas e competências em línguas estrangeiras através de um intercâmbio científico;
Potenciar conhecimentose competências na área científica (Física, Tecnologia, TI...)
7.Processo de trabalho
Etapa 1: construindo a apresentação do parceiro (de outubro de 2022 a dez de 2022)
Os alunos partilham fotos da sua própria cidade e vida quotidiana (monumentos, lugares mais populares, etc.). Estas fotografias são enviadas para o parceiro colaborativo. Depois de receber as fotos, os alunos fazem pesquisas na Internet e tentam descobrir o que está retratado; qual monumento, construção ou site é mostrado na imagem. Os alunos enviam as fotos com suas respostas, e cada escola dará feedback à outra escola. Com toda a informação recolhida a partir do feedback, cada escola irá preparar uma apresentação da escola ou cidade a fazer aos parceiros.
Etapa 2: Organização de equipas e construção dos foguetes (de dez 2022 a fevereiro de 2023)
As equipas são compostas por um grupo de cada país parceiro. Os alunos escolhem em conjunto o nome da sua equipa.
Cada grupo pensa no seu primeiro foguete e troca ideias com o outro grupo da sua equipa. Eles constroem seus foguetes e fazem alguns testes. Serão introduzidas melhorias ao longo do intercâmbio de ideias com a ajuda de ferramentas digitais.
Etapa 3: Lançamento de foguetes (de fevereiro de 2023 a março de 2023)
Os alunos de cada grupo realizarão o lançamento final do foguete. A altura e o tempo de voo serão medidos. Será estabelecido o vencedor do concurso para cada categoria, um para a altura máxima alcançada pelo foguete e um para o maior tempo de voo .
8.Resultados esperados
Os resultados esperados são os seguintes:
Passo 1: partilhar material digital com a escola estrangeira, fazer uma apresentação colaborativa de cada parceiro (utilizando fóruns eTwinning ou outra ferramenta digital)
Passo 2: criar um ambiente colaborativo com o outro grupo da equipe para pensar um nome para a equipa, construir o foguete, e trocar ideias para melhorar o desempenho. Desenvolvimento de competências de resolução de problemas e habilidades manuais para a construção dos foguetes de água.
Passo 3: Criar uma competição amigável e colaborativa de foguetes de água. Desenvolver competências digitais e manuais para o lançamento do foguetes e para as medições.
Passo 4: Avaliação do projeto.
Todos estes passos serão realizados utilizando o Twinspace.
Parcerias