Nos dias 19 a 21 de maio de 2021, os alunos do projeto Erasmus+ “School of the Future” participaram na 2ª mobilidade do referido projeto. Esta mobilidade, em virtude da situação pandémica em que ainda vivemos, não pode ocorrer no modelo físico inicialmente previsto, mas mesmo em modo virtual, foi considerada por todos como bastante bem sucedida, tendo contado com cerca de 80 participantes.
Em conjunto, e em grupos internacionais, os alunos das escolas parceiras de Portugal, Finlândia, Lituânia, Aústria e Itália, discutiram metodologias, espaços e horários a implementar naquilo que consideram ser a Escola do Futuro. Uma escola onde os alunos podem participar mais no desenvolvimento das competências do séc.XXI, onde os processos de aprendizagem se fundem com as estruturas e entidades locais e onde todos os espaços para além das 4 paredes da sala de aula devem ser potenciados, sejam eles os jardins da escola, ou outros espaços para além dos muros da escola, como os museus, ou outros equipamentos ao serviço da comunidade.
Ao longo destes dias, de forma completamente autónoma, os alunos produziram um conjunto de materiais, que foram posteriormente apresentados aos docentes e alunos das escolas envolvidas. Trabalhos de excelente qualidade técnica, que apresentaram horários de estudo até às 15:30, envolvendo disciplinas mais tradicionais e de caráter obrigatório, mas também disciplinas opcionais, que os alunos poderiam escolher de acordo com o seu perfil. Metodologias ativas de aprendizagem associadas ao desenvolvimento integral dos alunos, foram apresentadas como as potenciadoras de uma escola mais inclusiva, onde o aluno é o centro do processo. Para encerrar os três dias de trabalho foi desvendado o hino do projeto, criado pelos alunos dos 5 países e que retrata na linguagem universal – a música, aquilo que deverá ser a Escola do Futuro.
Um agradecimento a todos os alunos que ao longo destes dois anos participaram de forma entusiástica, apesar das contrariedades, mas também aos pais, que confiaram na equipa do agrupamento de escolas Pedro Eanes Lobato, que dinamiza o projeto e que tem contado igualmente com o apoio da autarquia na execução do mesmo, sempre que solicitada.
O próximo ano será repleto de desafios, mas estamos confiantes. Na certeza de que todos juntos vamos conseguir refletir e dar passos concretos para tornar as nossas escolas, mais próximas do que se espera de uma Escola de Futuro.
A equipa de coordenação portuguesa
Ana Saragoça, Paula Santos e Pedro Pereira
O projeto Erasmus + “School of the Future” é um projeto a 36 meses cofinanciado pela União Europeia e que envolve 5 escolas da Finlândia, Áustria, Itália, Lituânia e Portugal, que tem como objetivo principal partilhar boas práticas no âmbito de ações, metodologias e saberes, para tornar as escolas mais aptas para o desenvolvimento das competências do séc. XXI. O agrupamento de escolas Pedro Eanes Lobato é a escola portuguesa que integra este projeto.
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