A G R U P A M E N T O   D E   E S C O L A S
PEDRO EANES LOBATO

AMORA
Início > A tua opinião conta
A chegada de Pedro
Álvares Cabral ao Brasil:
Intencional ou Casual?
A tua opinião conta!
reconta a história...

Eu acho que esta chegada foi intencional, pois com que outra razão D. João II teria pedido mais 270 léguas para ocidente de Cabo Verde, no Tratado de Tordesilhas?
D. João II já deveria saber da existência de terra no local a que Pedro Álvares Cabral chamou Terra de Vera Cruz/Brasil e passou esta informação a D. Manuel I. Este pediu a Vasco da Gama para saber se a terra existia ou se eram balelas de marinheiro, se os exploradores estariam errados.
Quando este chegou a Lisboa, disse ao rei que a terra existia, D. Manuel deu uma ordem secreta a Pedro Álvares Cabral para descobrir o Brasil.
Mas porque razão é que Vasco da Gama não «descobriu» logo o Brasil? Porque naquela altura não havia mapas tão atualizados como hoje, logo não se sabia se a terra pertencia a Portugal ou a Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas. Vasco da Gama não teria, a bordo do seu barco, documentos suficientes para provar que a terra pertencia a Portugal.  Já em terra nacional, na corte de D. Manuel, Vasco da Gama, o rei e os seus conselheiros mais próximos puderam, com as cartas náuticas adequadas dizer que a terra avistada por Vasco da Gama ou por um dos seus marinheiros pertencia a Portugal.
Logo depois, D. Manuel, pediu a Pedro Álvares Cabral para, na sua viagem à India com a sua grande frota (13 navios) e o seu grupo de marinheiros (1200 homens) «descobrir» acidentalmente o Brasil no seu caminho para a India.
Porquanto, isto é só a minha opinião, já que não existem documentos que provem as minhas suspeitas, o que me leva a pensar que existirá, algures em Portugal, uma espécie de arquivos, com os documentos relativos a esta descoberta e à história por detrás dela, pois, como acho que sabem os conselheiros e o rei não teriam muito espaço na memória para essas informações.
Porém alguns historiadores argumentam que D. João não teria meios para descobrir a América. Porém, eu acho que ele poderia ter uma espécie de unidade especial, só que sem a tecnologia que temos hoje. Assim, ele poderia estar a par da existência de terra do Brasil, e também de um caminho marítimo para a India, pois ele defendeu fervorosamente que existia um caminho por mar, contornando África.
Mas esta é apenas a minha opinião, pois os historiadores não estão de acordo relativamente a esta matéria, pois alguns ainda acham que a descoberta do Brasil poderia ser casual, e outros historiadores acham que D. João já saberia, pelos motivos que enumerei acima.
No entanto não passa pela cabeça de muitos historiadores o que eu escrevi, pois acham que já descobrimos tudo sobre a sociedade de Portugal em tempos mais antigos.
Carolina Paiva, 8.º C, N.º 4  ;)
Alunos / A tua opinião conta
Copyright © 2014 by Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato  ·  Todos os direitos reservados  ·  E-Mail: pedroeaneslobato@gmail.com