EPIS - Empresários Pela Inclusão Social
De 2007 a 2010, a EPIS, em parceria com o Ministério da Educação, autarquias e empresas locais, testou e validou um projeto-piloto de capacitação para o sucesso escolar em 10 concelhos parceiros, focada em alunos que frequentavam o 3º ciclo de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos.
Em 2010, na fase de disseminação e internalização da metodologia, a EPIS continuou o acompanhamento da implementação do projeto nos concelhos parceiros, que pretenderam continuar no Programa Rede de mediadores para sucesso escolar, e alargou o seu âmbito de atuação a novos concelhos, tendo como objetivo uma cobertura nacional.
Já no ano letivo 2010/2011, foi lançado em piloto o projeto “Todos Bons Alunos – 2º ciclo” em Paredes, em parceria com a Autarquia e a APPIS – Associação Paredes pela Inclusão Social.
No final deste piloto, em que a EPIS procurou adaptar a Metodologia do 3º ciclo (testada desde 2007) ao 2º ciclo, numa lógica de prevenção, apoiada num maior envolvimento das famílias com a escola e numa maior participação dos diretores de turma na aplicação da metodologia, foi possível demonstrar a eficácia e importância de uma intervenção mais precoce.
Depois do acompanhamento em proximidade de 59 alunos em risco de insucesso e abandono escolares, que frequentavam o 5º ano de escolaridade no ano letivo 2010/2011, verificou-se em 2012/2013 que, à entrada no 7º ano de escolaridade, estes alunos apresentavam menos fatores de risco de insucesso em comparação com os grupos de controlo, tal como se pode ver no gráfico abaixo.
Mediadores - 2.º e 3.º Ciclos
Parcerias
A EPIS desenvolveu, desde 2007, um modelo de capacitação para o sucesso escolar baseado num conjunto claro de princípios: