A G R U P A M E N T O   D E   E S C O L A S
PEDRO EANES LOBATO

AMORA
Início > Agrupamento > Ofertas de Escola > Literacia 3D
Literacia 3D
Cadernos diários

O caderno diário é um instrumento de trabalho precioso. É nele que organizas o teu dia-a-dia em cada disciplina. Lembra-te da importância de o teres sempre organizado. Na capa escreve o teu nome, turma, número, ano e o nome do professor. Na primeira página cola o horário da disciplina. Deixa mais uma página para colares um calendário onde possas durante o ano apontar as datas dos testes, trabalhos escritos e outras tarefas a executar na disciplina.
Faz os registos no teu caderno de uma forma legível e clara. Se tiveres dificuldades em ter uma boa caligrafia quando escreves à pressa na aula, usa um bloco de apontamentos e passa-os a limpo no final do dia para o teu caderno diário. Esta é uma boa forma de estudar e recordar a matéria.
Para facilitar o teu estudo, destaca as ideias principais e títulos com marcadores, letras maiúsculas ou sublinhados. Certifica-te que tens sempre os sumários em ordem.


Trabalhos de casa

Enquanto estás a fazer os trabalhos de casa, estás também a estudar a matéria dada na aula. É natural que, durante o tempo da aula, não tenhas conseguido assimilar tudo o que foi explicado e que por isso, as dúvidas não tenham surgido no momento. Só quando realizares os exercícios te vais aperceber das dificuldades. No dia seguinte, vai ser mais fácil esclarecer as dúvidas com o professor, mostrando interesse e empenho - dois itens de avaliação muito importantes na nota final.
O cérebro é um órgão que está em constante funcionamento e que precisa, por isso, de ser exercitado. Evita a tentação de copiar os trabalhos de casa pela solução dos livros. Se o fizeres, vais estar a perder uma oportunidade de fazer dois exercícios cerebrais: pensar e raciocinar sobre o que aprendeste.
Não copies os trabalhos de casa pelos teus colegas para evitares falta de material.


Apontamentos da aula

Ouvir tudo o que o professor diz na aula, não é suficiente para aprenderes a matéria. É importante que tires apontamentos, que registes notas. Vais ver que no momento de estudar, eles te vão ser úteis.
Enquanto o professor vai explicando a matéria, vai registando o que ele diz. Anota as ideias principais, conceitos e frases importantes e os exemplos dados. É uma forma eficaz de absorver a informação e quando deres por ela, a aula já acabou.
À medida que vais tirando apontamentos na aula, vão com certeza surgir-te dúvidas. Não esperes! Aproveita e pede de imediato ao professor que as esclareça.
Nos apontamentos que tiras durante a aula, deixa espaços nas margens para mais tarde identificares as ideias-chave e registares dúvidas.
Depois da aula, revê o que escreveste nos teus apontamentos, reescreve pelas tuas próprias palavras o que foi dito e faz uma lista do vocabulário relacionado com o tema.


Resumos

Os teus apontamentos e anotações devem estar sempre disponíveis para os consultares quando precisas. Quando escreveres notas importantes no caderno, destaca-as com uma cor fluorescente.
Quando estiveres a estudar, além de ler as tuas notas e apontamentos, grava as mais importantes no teu telemóvel ou outro aparelho, para que as possas ouvir de forma mais prática e dinâmica.
Revê sempre o que foi escrito na aula, reescreve pelas tuas próprias palavras o que foi dito, faz listas do vocabulário relacionado com o tema, faz resumos ou esquemas da aula e, sempre que possível, completa o que foi escrito com leituras adicionais.
Dicas de sucesso para alunos
     

    
Copyright © 2014 by Agrupamento de Escolas Pedro Eanes Lobato  ·  Todos os direitos reservados  ·  E-Mail: pedroeaneslobato@aepel.org